quarta-feira, 13 de abril de 2011

Leonel Brizola vai ganhar estátua em Porto Alegre


Sete anos depois da sua morte, ex-governador do Rio Grande do Sul será homenageado na capital gaúcha.


Governador do Rio Grande do Sul entre 1959 e 1963, o líder trabalhista Leonel Brizola ganhará uma estátua em Porto Alegre sete anos depois da sua morte. A homenagem faz parte das comemorações dos 50 anos da Legalidade, movimento liderado por Brizola em 1961. O anúncio foi feito nesta segunda, na prefeitura de Porto Alegre. A estátua terá cerca de dois metros de altura e será esculpida em bronze pelo artista Otto Dumovich. No valor de R$ 100 mil, será doada à prefeitura pela Fundação Caminho da Soberania, ligada ao PDT, partido fundada pelo ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. “É uma justa homenagem ao líder da Legalidade, que também lutou pela educação neste país”, afirmou o prefeito José Fortunati, também do PDT. Ele esteve reunido com o deputado federal Vieira da Cunha (PDT) e colocou a prefeitura à disposição para o projeto. A estátua ficará localizada no largo em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual. Foi dali que, em 1961, Leonel Brizola comandou a rede da legalidade, defendendo a posse de João Goulart após a renúncia do então presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto daquele ano. A campanha completa 50 anos em 2011 e terá uma série de atividades alusivas à data no Rio Grande do Sul.

Naquele ano, os militares ameaçaram impedir a posse de Goulart e Brizola liderou a resistência. Jango acabou empossado e derrubado, três anos depois, pelos militares. Brizola foi exilado, combateu na clandestinidade e voltou com a anistia.


(fonte: PDT Nacional)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ministro do Trabalho chega à Rondônia na próxima segunda-feira (11)


Na próxima segunda-feira (11 de abril) a convite do Senador Acir Gurgacz, chega à Porto Velho o Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi( PDT). A vinda de Lupi está sendo motivada pelos conflitos entre os trabalhadores nos canteiros de obras das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, que estão sendo construídas sobre o leito do Rio Madeira (Rondônia).

O Ministro Carlos Lupi chega pela manhã e será recepcionado pela Superintendente do Trabalho e Emprego em Rondônia, Rodrigo Melo Nogueira, pelo governador Confúcio Moura, pelo Prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, pela Presidente do Tribunal Regional do Trabalho Desembargadora Vania Maria Abensur, pelo Procurador Regional do Trabalho Dr. Francisco José Pinheiro da Cruz, pelo Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia-FIERO- Denis Baú, pelo Presidente da Federação do Comércio Raniery Araújo Coelho e sindicalistas.

Agenda do Ministro em Rondônia:

Das 09h30 às 13h -Visita às obras das Usinas de Jirau e Santo Antônio;

Às 13h15- Almoço oferecido pelo Senador Acir Gurgacz, onde irão participar classe política, empresarial e sindicatos;

Às 15h – Reunião com sindicalistas ligados ás usinas;

Às 16h30 - Coletiva com a imprensa;

Às 17h -Visita à Sede do Ministério do Trabalho e Emprego.

Carlos Lupi retorna para Brasília às 18hrs de segunda-feira (11).

Fonte: Vejarondonia.com