O parlamentar municipal também levantou a questão das gratificações salariais para a classe. Confúcio Moura (PMDB), sensato explicou que irá realizar o processo de conhecimento dos programas de habitações similares no país, pois o Vereador Cabo Anjos (PDT) citou o programa de moradia dos militares da segurança pública do Estado de Brasília (DF), onde boa parte dos recursos foram destinados pelo Ministério da Justiça.
“Vamos buscar todas as informações do projeto de habitação para que ele seja inserido na capital e demais municípios do Estado de Rondônia”, disse o Governador Confúcio Moura (PMDB). O comunicado da audiência entre as autoridades políticas foi encaminhado para a Secretária Estadual de Ação Social, Claudia Moura e a representante do Estado de Rondônia em Brasília (DF), Elizete.
De acordo com o Vereador Cabo Anjos (PDT), o governador foi enfático ao afirma que as gratificações aos militares do sistema de segurança pública do Estado de Rondônia, estão em avaliação e provavelmente no primeiro período de 2012 a bonificação vai ser efetuada. A informação de que o Governo do Estado iria repassar uma gratificação de R$ 900,00 inda este ano não procede, pois o orçamento do estado não pode ser comprometido.
O Chefe da Casa Civil, Ricardo Sá, ressaltou ao parlamentar Cabo Anjos, que a sua pasta estará disponível para diálogos entre o executivo estadual e o legislativo municipal para que os projetos sejam executados. Entretanto, para o Vereador Cabo Anjos (PDT), a audiência foi de suma importância para que o programa de habitação para PMs e BMs seja executado da melhor forma possível, ou seja, se as pesquisas forem propícias para a pasta do Ministério da Justiça, os militares podem ser contemplados sem realizar qualquer tipo de pagamentos.
Para o membro da comissão do programa de habitação dos militares, Elielson Mendonça o projeto está em processo de elaboração, pois o Vereador Cabo Anjos apresentou o esboço ao Prefeito Roberto Sobrinho (PT), em seguida os vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho aprovaram e sancionaram o projeto. Neste terceiro processo de realização do programa, o que está em avaliação são a execução do projeto arquitetônico e a participação da esfera estadual e federal no programa.
(fonte e foto: Rondoniaovivo)