“O PDT é um partido comprometido com a educação e o trabalhismo, para tanto, vamos trabalhar firmes na geração de emprego e defender a implantação de ensino integral nas escolas de Rondônia”, afirmou o senador Acir Gurgacz.
Acir disse ainda, que o Partido Democrático Trabalhista será implacável no combate à corrupção, especialmente na eleitoral, entende que é a forma mais eficaz de respeitar o processo democrático e a cidadania. O respeito à dignidade das pessoas e o compromisso com o Estado de Rondônia são bandeiras das quais o PDT não abre mão.
O senador Valdir Raupp, afirmou que o PMDB, PT e o PDT estão mantendo reuniões no sentido de construir um projeto para Rondônia e quem sabe até uma possível aliança para traçar um bom rumo para o Estado. Raupp ressaltou ainda, a forma como o PDT vem se estruturando, e preparando seus filiados e possíveis candidatos para as eleições de 2010. O investindo na formação política é muito importante para o fortalecimento dos partidos. Hoje no Brasil existem cerca de quarenta partidos políticos, muitos deles são apenas de “pasta”, serve só para aluguel, o que é lamentável, concluiu Raupp.
Homenagens
O senador Acir durante a semana foi homenageado pela diretoria do SINDSEF e pelos alunos da Faro. Durante o evento o pedetista e membro do Sindsef, Luiz Barros entregou o troféu ao senador e em seguida o presidente do PDT de Candeias, Jaime Melo entregou uma placa de reconhecimento de sua contribuição para Rondônia, encaminhada pelos formandos da Faro.
O membro do diretório nacional do PDT e Secretário Executivo da Universidade aberta Leonel Brizola, Leonardo Zumpichiatti destacou em sua palestra a história do trabalhismo brasileiro e apresentou a Universidade aberta Leonel Brizola (ULB). Zumpichiatti ressaltou que para um país melhor e mais justo o melhor caminho é via conhecimento e organização. A proposta educacional da ULB é preparar quadros partidários para conscientizar e organizar o povo em suas lutas e reivindicações.
Como participar da ULB?
O eixo pedagógico da Universidade Leonel Brizola é educação política para as mudanças, levando em conta: conhecimento, compreensão, avaliação e aplicação, em resumo ação e intervenção na sociedade. Para participar a pessoa interessante poderá assistir via internet ou via satélite a programação (http://www.ulb.org.br/), ou procurar o diretório local do PDT para participar das telessalas. Poderá ainda, montar a sua própria telessala e convidar outras pessoas que tenham interesse em ampliar sua consciência política e social.
Opções para montar a telessala?
Aparelho de TV ou telão, parabólica e receptor digital; via internet com utilização de computador banda larga ou aulas gravadas e apresentadas em DVD player.
O presidente da Executiva do PDT de Porto Velho, professor Mário Jorge Oliveira, ressaltou em sua palestra “Construindo o PDT pela base”, que para a construção e reestruturação de um partido se faz com a participação democrática dos militantes, com eleições diretas dos diretórios, como foi o caso recente em Porto Velho. O presidente afirmou o debate é fundamental, e o cenário político regional e nacional não pode perdurar o sistema de partido de gaveta ou de pasta, é importantíssima a participação de todos cidadãos que queiram um país sem corrupção, sem falcatruas e individualismo. É desta forma que o PDT está caminhando em Rondônia e na Capital, em especial, concluiu Mário Jorge.
Estiveram presentes no evento: ex-deputado Leudo Buritis, os vereadores Marcos Rogério e Jessé(PDT-Ji-Paraná); ex-prefeito de Ji-Paraná Jair Ramies; vereador Gentil (PT-Candeias); vereador Chico Caçula (PDT-Porto Velho); ex-deputado Euripedes Miranda; membros da Juventude Socialista (JS); Antônio Batista de Souza, presidente do Sinsjustra; Jaime Melo, presidente do PDT/Candeias, Valéria, diretório do PDT/Ariquemes; Rodrigo, presidente do PDT/Guajará-Mirim, Greice Kelly, presidente da JS/RO, dentre outras lideranças da Capital e interior de Rondônia.