domingo, 14 de março de 2010

O MAMORÉ: Acir Gurgacz é o pré-candidato do PDT ao Governo de Rondônia

Em entrevista cedida ao jornalista Fábio Marques, colaborador de O Mamoré, o senador da república Acir Gurcacz (PDT-RO), deixou escapar que muito embora as possíveis legendas de coalizão já tenham nomenclaturas em estado final de definição quanto à disputa ao Governo do Estado, nem por isso deixará seu nome a parte do campo de especulações políticas. E mais: afirmou de forma categórica que é sim, pré-candidato ao Governo do Estado de Rondônia no pleito eleitoral de 2.010. A entrevista que se segue foi realizada dentro dos estúdios da Rádio Educadora de Guajará-Mirim na semana passada e neste bate-pronto outros assuntos fizeram parte do âmbito de discussões, tais como o atual momento ético e moral em que vive o senado, Governo Lula, eleições gerais e também o sobre perspectivas de melhoras sócio-econômicas para Guajará-Mirim. Sempre objetivo nas respostas e circunspecto no que concerne à essência dos problemas, Acir Gurcacz assim falou ao O Mamoré.

O MAMORÉ: Depois de uma árdua batalha em forma de litígio judicial, o senhor conseguiu chegar à Câmara alta de Brasília. Neste espaço de tempo em que senhor ocupa uma cadeira no Senado Federal, o senhor já conseguiu se adaptar ao “meeting” das engrenagens das altas esferas do poder central do País?

ACIR GURGACZ: Sim, apesar do pouco tempo, já estamos bem entrosados com as atividades tanto do Senado Federal como também com os Ministérios de Brasília, que é aonde a gente consegue trazer os benefícios para o Estado de Rondônia.

O MAMORÉ: Quando o senhor chegou ao Senado, aquele parlamento estava envolto em uma crise ética sem parâmetros, em meio a acusações por parte da grande imprensa do País com escabrosas revelações de casos de nepotismo, tráfico de influência, folha paralela, mordomias, farras de passagens e corrupção que envolviam tanto parlamentares como funcionários. Na sua opinião, que medidas deveriam ser tomadas para acabar com as más práticas políticas e superar este estado de coisas?

ACIR GURCACZ: Veja bem, muitas coisa foram feitas no Senado exatamente para coibir este tipo de situação. No tocante às farras de passagens, por exemplo, hoje nem as esposas dos parlamentares tem mais direito as passagens. Quanto ao serviço interno, hoje todo servidor do Congresso tem que bater o Cartão-Ponto, ou seja, várias medidas estão sendo tomadas para melhorar a imagem da Casa. Mas o que eu entendo que seria muito importante para o País neste momento seria a aprovação do projeto “Ficha-Limpa”. É preciso que as pessoas de má-índole não mais participem de pleitos eleitorais, seja na Câmara de Vereadores, na Assembléia, na Prefeitura, no Governo do Estado e também no Congresso. Essas pessoas tem que ser banidas da vida pública.

O MAMORÉ: Que imagem o senhor tem do Presidente Lula?

ACIR GURCACZ: O Presidente Lula é um grande estadista. É uma pessoa que vai ficar na história do mundo. Uma pessoa que passou agruras e privações na infância e conseguiu chegar aonde chegou, que acreditou na utopia, há que se respeitar. Lula está fazendo um trabalho de harmonia, um trabalho de coalizão junto a vários partidos como PMDB, PDT, PR, PTB e PP e fazendo com que o Brasil seja reconhecido no mundo inteiro como um País crescente, que está se desenvolvendo e ter a credibilidade da economia internacional.

O MAMORÉ: Se as eleições fossem plebiscitárias, o senhor daria SIM a continuação do Governo Lula?

ACIR GURCACZ: Sem dúvida nenhuma!

OMAMORÉ: E quem o senhor vai apoiar nas eleições presidenciais?

ACIR GURCACZ: Nós juntos com o PDT fechamos questão para apoiar a Ministra Dilma Rousef.

O MAMORÉ: Como estão suas relações com o Governo do Estado, e em particular com o governador Ivo Cassol?

ACIR GURCACZ: De minha parte tudo normal. Queria dizer que como Senador da República, estou a disposição do Governo do Estado, independente de quem esteja a frente do Governo.

O MAMORÉ: Como está a organização do PDT no Estado?

ACIR GURGACZ: O PDT está bem, tá organizado, está forte e pronto para as eleições de 2.010.

O MAMORÉ: O PDT irá lançar candidatura própria ao Governo do Estado?

ACIR GURGACZ: Sim, claro! O PDT tem sim, pré-candidato ao Governo do Estado e neste exato momento ele está dando uma entrevista para o jornal O Mamoré de Guajará-Mirim. (Risos)

O MAMORÉ: Que planos, projetos e propostas que o senhor consegue vislumbrar para que Guajará-Mirim saia do atraso político, social e econômico em que hoje se encontra?

ACIR GURGACZ: A construção da Ponte Brasil-Bolívia irá trazer desenvolvimento para Guajará-Mirim. Então nós temos que acelerar a construção desta ponte e fazer daqui realmente um entreposto de exportação dos produtos de Rondônia e do Norte do Brasil para os portos do Pacífico. Este é o caminho não só para que Guajará-Mirim, mas também Rondônia saia do marasmo, é claro que tendo Guajará-Mirim como ponto principal.

O MAMORÉ: Muito obrigado pela entrevista Senador. Foi uma grande satisfação poder conversar com o senhor!

ACIR GURGACZ: Pelo contrário! A satisfação foi minha, eu é que agradeço, disponnha!

(fonte: http://fabiomarquez.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Seja bem vindo ao PDT